Missão
O Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas – DPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ tem como principal missão contribuir para a formação médica de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina de 2014. O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Para isso o DPED presta atividades de assistência, docência, pesquisa e extensão em Pediatria, que inclui crianças desde o nascimento e a adolescência até os 20 anos incompletos, de forma multidisciplinar e de excelência, abrangendo as doenças complexas e com impacto para a comunidade, capacitando os alunos e residentes a terem uma visão integral e ampliada do paciente e sua família.
O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Pediatria conta como base docente assistencial o Hospital Universitário Pedro Ernesto que se trata de um dos melhores hospitais de Pediatria do Rio de Janeiro, abarcando um Núcleo Perinatal de referência para recém natos prematuros e um centro de referência nacional em doenças raras, complexas e de risco, contribuindo para a formação de excelência de pediatras, neonatologistas e médicos de adolescentes.
Visão
Ser um referencial de excelência no ensino, pesquisa e assistência a crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a 18 anos no Estado do Rio de Janeiro. A Pediatria do HUPE é centro de referência nacional no diagnóstico e tratamento de doenças raras, complexas e de risco, bem como na formação integral de pediatras.
Valores
Todo o trabalho desenvolvido no DPED por docentes e técnicos é pautado no respeito à vida e à dignidade humana, na responsabilidade social e na integridade ética. É realizado com competência, pluralismo de ideias, compromisso institucional e inovação educacional e em saúde.